domingo, 16 de setembro de 2007

Ciências

PORQUE OS SAPOS CANTAM


O canto dos sapos tem tudo a ver com a reprodução. Na maioria das espécies apenas o macho é quem canta para avisar a fêmea que está pronto para se reproduzir. A fêmea escuta muito bem e se aproxima do sapo macho que a abraça forte. Depois que é abraçada, ela sai pulando até encontrar um lugar adequado para pôr os ovos. O sapo macho vai atrás e lança seus espermatozóides sobre os ovinhos, fecundando-os para originar os girinos. Cada espécie prefere um lugar para desovar: poças, riachos ou, até mesmo, buracos nas árvores que estejam cheios de água.

Mas o que permite ao sapo cantar é uma prega de pele chamada saco vocal, que só os machos possuem, embaixo de sua boca. Enquanto respiram, eles enchem o saco de ar. Em seus peitos existem músculos muito fortes que apertam o pulmão e fazem o ar encher depressa o saco vocal, produzindo o som. Esse som que apelidamos de canto os biólogos chamam de vocalização.

Experimente passar perto de uma lagoa no começo das noites úmidas de verão. Provavelmente, você vai escutar diferentes tipos de sons. Em geral, o nome do sapo tem a ver com o canto: o sapo-guarda tem um canto que parece um apito e o canto de sapo-martelo parece o barulho de um metal batendo na parede.

Apesar de cantarem para atrair as fêmeas, às vezes, os sapos cantam para outros machos. Quando existem muitos deles juntos, é comum ver o que os biólogos denominam duelo vocal. A disputa se dá quando um macho sente que há um rival por perto e que ele pode atrapalhar a sua paquera. Então, ele muda seu canto ou o intercala com o do adversário, iniciando o duelo de vozes. Os sapos fazem isso para defender o território onde soltam a voz para atrair as fêmeas. Os machos de algumas espécies são muito agressivos com os rivais e brigam feio, agarrando-os e tentando machucá-los.

Nenhum comentário: